Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

LONGE DO FIM
O escândalo das joias saudidas, no valor de R$ 16,5 milhões, que o ex-presidente Bolsonaro é suspeito de querer “surrupiar”, parece longe do fim. Depois de o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, mudar a versão dos fatos, a Polícia Federal analisa a quebra de sigilo telefônico dele, do ex-assessor Marcos André Soeiro e do ex-chefe da Receita Federal, Júlio Cesar Vieira Gomes. 


GUERRA AOS JUROS
Joseph Stiglitz, vencedor do Prêmio Nobel de Economia, apoiou a posição do presidente Lula em sua luta contra as altas taxas de juros estabelecidas pelo Banco Central. Em entrevista à CNN, Stiglitz disse que as taxas elevadas não são justificáveis nem no Brasil nem nos Estados Unidos, pois o aumento dos juros não é a solução para combater as causas da inflação.


AÇÃO PREDATÓRIA
Os moradores de Boipeba travam uma verdadeira batalha contra a construção de um Resort de luxo que vai ocupar 20% do território local. Uma área de 16.507.752 m² será desmatada para construção de mansões, campos de golfe, pousadas e um aeroporto particular. Uma verdadeira ação predatória que tem o aval do Inema (Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos).

 

POR TRÁS
A empresa responsável pelo empreendimento em Boipeba é a Mangaba, cultivo de côco LTDA. Nos bastidores, dizem que os sócios são o bilionário José Roberto Marinho, presidente do grupo Globo, Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central no governo FHC e Antônio Carlos de Freitas Vale, por meio da empresa Filadélfia Empreendimentos Imobiliários e Participações LTDA.


 
MPF SENSATO
Depois das mobilizações dos moradores de Boipeba, o MPF (Ministério Público Federal) entrou em campo e encaminhou um pedido de revogação da portaria do Inema que autoriza o empreendimento. O ofício foi enviado ao governador Jerônimo Rodrigues e ao secretário de Meio Ambiente, Eduardo Sodré Martins. Também pede a proibição de licença por parte do Inema para qualquer empreendimento em áreas públicas federais.

Relacionadas