Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

ABERRAÇÃO
Justamente por ser ofensivo e ameaçador à existência dos povos indígenas, além de aberrantemente inconstitucional, o Marco Temporal aprovado na Câmara não tem a menor chance de ser concretizado. Se o Senado não derrubar, o que é provável, deve ser anulado no STF. A aprovação reafirma a nocividade para o país da maioria ultraconservadora do Parlamento.

 

JUDICIOSA
Certeira, a definição da defensora pública da União, Daniele Osório, sobre o Marco Temporal: “É a tese defendida pelos produtores rurais, de que só teria direito às terras indígenas as comunidades que estivessem na posse dos territórios na promulgação da Constituição de 88. Esse argumento despreza toda a história do Brasil. Despreza a expulsão dos indígenas dos territórios”.

 

RECURSAL
No Brasil onde deputados e senadores a serviço da agenda ultraliberal, infelizmente a maioria, não respeitam a Constituição, tampouco as demais leis, não resta outra alternativa senão invocar o STF para corrigir as barbaridades aprovadas com o intuito de ampliar o lucro fácil das elites econômicas e políticas, às custas dos interesses nacionais. Último recurso.

 

COMPLICAÇÕES
A decisão do Conselho Nacional de Justiça de determinar correição, na prática uma auditoria, na 8ª Turma do TRF-4 e na 13ª Vara Federal de Curitiba deve complicar, e muito, as situações, já delicadas, de Dallagnol, cujo mandato foi cassado pelo TSE, e Moro, também em sério risco de cassação, pelos crimes cometidos não Lava Jato. Podem acabar na prisão.

 

ALERTA
"Será que a Europa vai permanecer dentro do sistema dominado pelos EUA, enfrentando provável declínio e, até mesmo, a desindustrialização? Ou vai buscar se adaptar ao seu parceiro econômico no Leste, rico em recursos minerais que a Europa precisa e uma porta de entrada para o lucrativo mercado da China?". A indagação é do linguista Noam Chomsky.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE