COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
CAUSA INDIGNAÇÃO
A democracia social ainda é bem incipiente no Brasil. A decisão do STF de liberar Collor para cumprir pena de mais de 8 anos por corrupção na BR Distribuidora em prisão domiciliar, um apartamento de 600 metros quadrados, no bairro Ponta Verde, zona nobre da orla de Maceió (AL), só faz reafirmar a triste realidade de que apenas pobre e preto vão para a cadeia.
DEVER DEMOCRÁTICO
O projeto de democracia social, que dentro dos marcos do capitalismo busca ir além do voto livre e secreto, priorizando também a desconcentração da riqueza e a construção da cidadania, tem o dever de aplicar a lei, independentemente da classe social do réu. Daí a importância de Collor voltar para a cadeia e os golpistas serem presos. Reforça a institucionalidade.
COESÃO SOCIAL
Uma nação, um país, uma sociedade, não alcança coesão social, indispensável ao desenvolvimento sustentável, afirmação da soberania e conquista da autodeterminação, se mantém privilégios de classe. O Brasil dá sinais de esperança republicana quando sinaliza para a prisão dos golpistas, mas ao mesmo tempo decepciona ao livrar Collor da cadeia. Vale insistir.
NOVAS FEDERAÇÕES
A eleição geral do próximo ano deve ocorrer com as participações de mais duas federações. Uma envolve o PP e o União Brasil, cuja maioria dos parlamentares hoje inclina para apoio à reeleição de Lula. A outra, reunindo PSDB e Podemos, é mais refratária, no entanto boa parte admite caminhar com o governo na corrida presidencial. É a realidade do momento.
CRIME SIONISTA
Com Trump, os EUA fingem discordar da violência imperial que sempre impuseram ao mundo, juntamente com a Europa. Dizem querer acabar a guerra na Ucrânia, mas são comparsas da maior tragédia humanitária atual, o genocídio dos palestinos por Israel, que chegou ao ponto de bombardear a Flotilha da Liberdade, que levava comida, água e remédios para Gaza.