Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

NOVAMENTE
Mais uma vez o governo precisou que o presidente Lula entrasse em campo nos entendimentos com os atores políticos, para conseguir aprovar na Câmara Federal a medida provisória da nova estrutura ministerial. E venceu com boa diferença: 337 votos a 125. Novamente a articulação política, com Padilha (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil), decepcionou.

 

FACTUAL
Tudo bem que o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), é uma figura desprezível politicamente e comanda um bando de oportunistas denominado de Centrão, mas é preciso avaliar bem se a melhor opção é mesmo emparedá-lo. Antes disto é fundamental qualificar a articulação política, que tem se mostrado inábil, ineficiente e incapaz. É a realidade.

 

SABIAMENTE
Enquanto a articulação política do governo fracassa na relação com o Congresso, na economia o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tido como todo duro, dá exemplo de habilidade nas conversações com as elites econômicas e sabiamente vai colocando nas cordas o presidente do BC, Roberto Campos Neto, para obrigá-lo a baixar os juros. É assim que se faz.

 

GARANTISTA
A confirmação da indicação do advogado Cristiano Zanin para o STF no lugar de Ricardo Lewandowski, que se aposentou, é uma boa notícia por se tratar de um garantista, comprometido com o respeito à Constituição e que, por isto mesmo, será de grande utilidade para a defesa do Estado democrático de direito e dos princípios republicanos.

 

MARCANTES
Notícias impactantes da semana. PIB do primeiro trimestre cresce 1,9%, ficando entre os três melhores do mundo. Construtoras brasileiras voltam a atuar nos setores de gás e óleo da Petrobras. Governo aprova MP da reestruturação dos ministérios. Collor condenado a 8 anos e 10 meses de prisão. PF investiga aliados de Lira por fraudes em licitações.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE