COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
BEM DEGRADADOS
As delinquências da Lava Jato, o impeachment sem comprovado crime de responsabilidade, a prisão ilegal de Lula e a eleição de Bolsonaro degradaram de tal modo os valores republicanos, precarizaram tanto a democracia, ao ponto de o PL condicionar o apoio do partido na eleição da presidência da Câmara ao compromisso com a anistia aos golpistas.
ODOR TERRÍVEL
Tão lamentável e asqueroso quanto a pressão da extrema direita, sabidamente golpista, para aprovar anistia dos que planejaram golpe contra a democracia, é o apoio da direita que se diz perfumada, mas exala insuportável odor fascinazista, ao imoral projeto. A maioria reacionária do Legislativo envergonha a República. No Brasil e no mundo.
MESMO ROTEIRO
A Proposta de Emenda Constitucional que concede anistia aos ativistas da extrema direita que invadiram os três poderes com a intenção de viabilizar golpe de Estado faz parte do mesmo roteiro fascinazista que inclui ainda a PEC da redução dos poderes do STF, hoje maior polo de defesa da democracia. Na falta de mobilização popular, só resta a via institucional.
SERIA ÓTIMO
O ministro Flávio Dino, do STF, tem razão ao defender mobilização nacional para combater os incêndios criminosos, principalmente na Amazônia, Pantanal e canaviais paulistas. Agora, bem que o Supremo poderia cobrar do governo informações a respeito das medidas repressivas e preventivas que têm sido adotadas. Parece que o problema não tem merecido prioridade.
NA PERIFERIA...
É o caráter classista do aparelho policial na democracia liberal. No Rio, os dois PMs acusados de maus tratos em abordagem contra quatro jovens, três deles negros e filhos de diplomata canadense, foram denunciados à Justiça por “constrangimento ilegal”. Na periferia, contra pobres e pretos, a polícia viola elementares direitos humanos e não dá nada. Cotidiano cruel do capital.