COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
QUE VERGONHA
A imoral decisão do Conselho de Ética de arquivar o pedido de cassação do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP), há oito meses nos EUA conspirando contra o Brasil, comprova que a Câmara, amplamente dominada pelo Centrão e PL, se tornou a grande trincheira institucional para as pautas da extrema direita, como impunidade ao golpismo e sabotagem à democracia social.
SÓ DELINQUÊNCIA
A Câmara arquiva a cassação de Eduardo Bolsonaro, denunciado pela PGR por traição à pátria, logo após aprovar a PEC da bandidagem, querer anistiar os golpistas, rejeitar a taxação das bets e super-ricos, só para lembrar as mais recentes delinquências. Não dá para alimentar a menor expectativa que a maioria dos deputados possa ter o mínimo de princípio republicano.
DESAFIO DUPLO
Reeleger Lula é preponderante para o avanço do projeto de democracia social, interrompido por seis anos com a farsa do impeachment, os governos Temer e Bolsonaro, e resgatado com a vitória progressista nas urnas em 2022. Porém, tão importante quanto é eleger um Congresso com espírito público, comprometido com a institucionalidade e o bem-estar da população.
NA DESDOLARIZAÇÃO
A posição de Lula na visita a Indonésia, de os dois países ampliarem o comércio em moedas próprias e não pelo dólar, é um dos motivos principais da ira do imperialismo com o Brics e o governo brasileiro, movidos por valores como multilateralismo, soberania econômica e autodeterminação dos povos. Tudo que os EUA e Europa tanto odeiam. Que se danem.
SEM EXPECTATIVA
Positivo, do ponto de vista diplomático, o possível encontro de Lula com Trump, na Malásia. Mas, não dá para alimentar expectativa de entendimento para imediata suspensão do tarifaço. Os EUA vão querer as terras raras brasileiras, o apoio à suspensão da desdolarização pelo Brics e ajuda à provável invasão da Venezuela. Pontos que o Brasil não pode nem pensar em negociar.