Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

Por Rogaciano Medeiros

 

CRIMES IMPERIAIS

Aumenta o risco de uma invasão da Venezuela pelos EUA para saquear as maiores reservas de petróleo do mundo e a segunda de ouro da América Latina. Em 2003, no Iraque, a farsa era “confiscar armas de destruição em massa”, agora de “combater o narcoterrorismo”. Na geopolítica atual. não cabe mais os norte-americanos agirem como xerifes do mundo. Basta.

 

ORDEM MULTIPOLAR

O vício dos EUA e Europa de usarem o poderio militar para saquear a riqueza das nações, impunemente, ajuda a entender o motivo de o macro poder global estar se deslocando do Ocidente para o Oriente, no caso a China. Em um mundo em transformação acelerada, não dá mais para impor hegemonia à custa de ferro e sangue. A nova ordem é multipolar, inevitavelmente.  

 

OFENSA GLOBAL

Muita desfaçatez, os EUA recorrerem à falácia do “combate ao narcoterrorismo” para justificar invasão à Venezuela. Uma ofensa às regras e organismos internacionais como a ONU, à inteligência da humanidade. Os fatos comprovam, quem espalha terror hoje no mundo são Trump, com tarifaço, ameaças bélicas, e Netanyahu, com o genocídio do povo palestino.

 

FALTANDO FIRMEZA

Perante a ameaça iminente de os norte-americanos invadirem a Venezuela para derrubar o regime bolivariano e meter mão no petróleo, têm sido tímidas, até agora, as reações de países com influência na geopolítica, como China e Rússia, principalmente. O Tratado de Yalta caducou, a América Latina não é quintal dos EUA. O Brics precisa se pronunciar, com firmeza.

 

BAIXÍSSIMO, SIM

Pode-se até questionar a conveniência da declaração, em uma realidade na qual todo cuidado é pouco na preservação da democracia. Mas, não há como contestar a veracidade da afirmação de Lula, de que o atual Congresso é de “baixo nível”. O presidente tem razão, a grande maioria dos parlamentares é desprovida de princípios republicanos. Ultraliberalismo fascinazista é assim.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE