COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
BONS FLUÍDOS
A conjuntura atual favorece o campo progressista. O desemprego é o menor da história (5,6%), o poder de compra dos salários cresceu, as políticas públicas têm reduzido bastante a pobreza e o golpismo foi colocado pela primeira vez no banco dos réus. O povo percebe e aprova. Não em vão Lula lidera todas as pesquisas. A democracia está desmontando o fascinazismo.
OUTRO TRIUNFO
Como se amparam na mentira, os bolsonaristas vivem na ficção. De real mesmo, só fake news e traições à pátria. Ainda bem que, enquanto ladram, a institucionalidade se impõe. Bolsonaro continua preso, os demais golpistas também irão para a cadeia, o tarifaço deu xabu e a democracia social vencerá nas urnas, de novo. Quem viver, verá mais um triunfo da civilidade.
VACILO ZERO
Justamente por se encontrar, como diz o ditado popular, “perdida no mato sem cachorro”, a tendência é a extrema direita recorrer aos mais inescrupulosos meios, com é de praxe, para tentar compensar a inferioridade que amarga hoje nos planos político, econômico e eleitoral. Por isto mesmo, para garantir a reeleição da democracia social, todo cuidado é pouco.
MELHOR OPÇÃO
O advogado-geral da União, Jorge Messias, é realmente a melhor opção para substituir Roberto Barroso no STF, por ter uma visão de mundo progressista, em uma conjuntura na qual o fascinazismo, cuja maior encarnação hoje é Bolsonaro, ousa cada vez mais desafiar e violar o Estado democrático de direito. O Supremo tem sido vital à ordem constitucional. Nunca esquecer isto.
YALTA CADUCOU
As notícias sobre intervenção dos EUA na Venezuela visam preparar a opinião pública global para possível invasão. Ninguém duvida do poderio bélico estadunidense, mas vale considerar que o Tratado de Yalta caducou, a geopolítica mudou e o alvo a ser invadido é hoje parceira estratégica de potências como China e Rússia. O invasor pode amargar surpresas.