COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
OUTRA VERGONHA
Para uma Câmara com ampla maioria reacionária, a serviço única e escandalosamente do grande capital, sem a mínima orientação republicana, que aprova a PEC da bandidagem e quer anistiar golpistas, não causa nenhuma surpresa a rejeição da MP com taxações para as bets, bancos fintechs e bilionários. O Legislativo tem criado entraves à democracia social.
NA PLUTOCRACIA
A conduta da maioria do Legislativo - os deputados têm sido bem piores do que os senadores - é muito mais próxima da plutocracia, o regime no qual apenas os ricos controlam o Estado e impõem as regras pela força, do que da democracia republicana, centrada na universalidade de direitos e deveres, na qual os interesses públicos sempre prevalecem sobre os privados.
MESMA TRAMOIA
A escolha de María Corina Machado, líder da violenta oposição venezuelana, como Nobel da Paz, para criar um clima global contra Maduro e justificar a invasão da Venezuela para saquear as reservas de petróleo, lembra o ardil dos EUA para invadir o Iraque, acusado de possuir armas de destruição em massa. No Brasil, Temer entregou o pré-sal após a farsa do impeachment.
MAIS RESISTENTE
O poderio bélico dos EUA é muito superior, mas se invadirem a Venezuela para roubar o petróleo, podem cometer um erro, com prejuízos econômicos, desgastes político e militar. Há risco de encontrarem uma resistência maior do que no Iraque. A geopolítica é bem diferente hoje e a Venezuela tornou-se parceira estratégica da Rússia e da China no Sul global.
FALÊNCIA OCIDENTAL
“O mais chocante não é uma fascistoide que milita por uma intervenção armada estrangeira em seu país ganhar o Nobel da Paz. Isso ocorre em meio a um genocídio acontecendo ao vivo, diante da passividade daqueles que julgam quem leva um prêmio desses”. Do Jornalista Elias Jabbour, sobre a premiação de Corina Machado. "Completa falência moral do Ocidente".