COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PLENA SINTONIA
Lula, como sempre, um estadista, no encontro com o Papa Leão XIV, para quem “a fé não pode estar separada do compromisso com os mais pobres”. Nesta linha, o presidente brasileiro tocou em dois temas cruciais para a humanidade e a Igreja Católica: o combate à fome e a questão climática. O pontífice prometeu retribuir a visita. Brasil e Vaticano em sintonia.
ABENÇOADO BRASIL
Considerado um progressista, da linha do antecessor, Francisco, o Papa Leão XIV manifestar a pretensão de visitar o Brasil soa como espécie de aprovação do Papado ao projeto político, civilizatório, desenvolvido hoje no país. O apoio do Vaticano ocorre em boa hora, justamente quando a soberania brasileira é atacada por Trump. Abençoada seja a democracia social.
REAL INTENÇÃO
Para justificar a rejeição da MP que taxava o grande capital - pessoas jurídicas e físicas - na medida justa em comparação aos fabulosos lucros que alcançam, a extrema direita acusa o governo de aumentar a carga tributária, mas na realidade a intenção é cobrar dos que ganham fortunas, fazem um tremendo mal à sociedade e não pagam nada: bets, bancos e bilionários.
SÃO MALÉVOLAS
As nocivas bets, que o Centrão, as bancadas do boi, da bala e da bíblia, enfim os bolsonaristas, livraram de uma taxação justa em favor do Brasil e dos brasileiros, registraram lucro líquido de R$ 17,4 bilhões só no primeiro semestre do ano e causaram um prejuízo de R$ 23 bilhões no mesmo período às populações mais pobres, principais prejudicadas com as apostas online.
ALIVIA BASTANTE
Evidentemente, diante da tragédia causada pelo terror sionista, o acordo para Gaza é importante porque pelo menos dá uma trégua no genocídio israelense contra o povo palestino, responsável pela morte de dezenas de milhares de mulheres e crianças. Mas, na realidade, a estabilidade para a região exige a existência de dois Estados: Israel e Palestina. Senão fica só no paliativo.