Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

EXPECTATIVA TSE
Depois do Carnaval, a eleição passa a ocupar cada vez mais espaço na mídia e no cotidiano do brasileiro. A expectativa da sociedade é com a atuação do TSE, no pleito sob o comando de Nunes Marques, presidente, e André Mendonça, vice, indicados por Bolsonaro. Assumem em junho. É preciso manter o combate às fake news porque adulteram a soberania das urnas.


RESSACA GOLPISTA
O julgamento no Superior Tribunal Militar da perda de patentes de Bolsonaro (capitão), generais Braga Netto, Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, mais o almirante Almir Garnier, condenados pelo STF na trama golpista, é outro fato político muito aguardado para o pós-Carnaval. Como também a sequência do escândalo Banco Master e o tal código de conduta de Fachin.


SEM IMPUNIDADE
Começam a surgir na mídia, notícias plantadas dizendo que a tendência é o Superior Tribunal Militar cassar as patentes e postos de Bolsonaro, Braga Netto e Garnier, livrando a cara de Heleno e Paulo Sérgio. Sem impunidade, o STM tem de cumprir a lei, excluir os cinco das Forças Armadas, pois foram condenados pelo STF como líderes de conspiração para golpe de Estado.


DESCABIDA IDEIA
É óbvio ululante que a proposta do presidente do STF de criar um código de conduta fragiliza a Corte, alvo de ataques intensos da extrema direita, enfurecida pela condenação e prisão de figurões da trama golpista, como Bolsonaro e generais. O desempenho dos ministros não tem prejudicado a ação constitucional do Supremo. A ideia de Edson Fachin gera turbulências.


PRESSÃO POPULAR
É essencial a mobilização popular, a fim de respaldar politicamente as articulações do governo Lula para aprovar o fim da escala 6x1 e a redução da jornada de trabalho de 44 para 40 horas semanais. O tema tem de ser prioridade na agenda dos movimentos sociais. Para derrubar a recusa do Centrão e dos bolsonaristas aos dois projetos, só a pressão do povo nas ruas.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE