Home
>
Artigos

A importância das organizações de massa em Cuba

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala da importância das organizações de massa em Cuba.

Logo após a revolução cubana, o governo liderado por Fidel Castro, implementou um processo de organizações de massa, entre as quais a Federação de Mulheres Cubanas-FMC e os Comitês de Defesa da Revolução-CDR. Estivemos na Provincia de Cienfuegos em 03/01/2024 e visitamos as duas entidades. Pela manhã, foi o encontro com a FMC em um Centro de Orientação a Mulher e a Família Cubana, a tarde intercambio sobre a aplicação do novo Código da Família Cubana e a noite visitamos um CDR.    

 


Em 23 de agosto de 1960 foi criada a Federação de Mulheres Cubana-FMC, na oportunidade Fidel Castro declarou “...La cosa más revolucionária que la Revolución está haciendo, diríamos que es precisamente esto, la revolución que está ocurriendo entre las mujeres de nuestro país...” Em 28 de setembro de 1960, em frente ao antigo Palacio Presidencial, hoje Museu da Revolução, o Comandante Fidel enfatizou a importância dos Comitês em Defesa da Revolução. (Medio Siglo de Revolución,2008, Editorial Arte y Literatura).

 


Assim foram criados milhares de CDRs  em todo país, espalhados pelas províncias, pelas cidades, pelos bairros, pelas ruas, com objetivo de se defender dos ataques do imperialismo estadunidense e também discutir os diversos  problemas das comunidades. Questões como saúde, educação, trabalho, eleições, são temas tratados e discutidos democraticamente. Em 2010 era 8,4 milhões de membros dos CDRs em uma população de 11,2 milhões (wikipédia).

 


Na visita que fizemos a noite, fomos recepcionados com apresentações culturais e um clima muito amistoso, com troca de experiencias e muito bate papo sobre as diversas questões, lá estavam jovens, crianças, adultos num clima de confraternização, não faltou a deliciosa sopa para todos os presentes. Assim funciona os CDRs. São fundamentais para consolidar o socialismo diante do criminoso bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos.

 


Diferentemente do que a mídia capitalista reproduz, em CUBA há liberdade, há democracia. As organizações de massa a exemplo da FMC e dos CDRs, cumprem um papel importante nas discussões dos diversos problemas do país, conscientizando as pessoas na defesa de uma sociedade com a marca da solidariedade e da justiça social.

 


*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ