Bancários cobram vacinação ao Ministro da Saúde

Os sindicatos seguem mobilizados pela inclusão dos trabalhadores das agências no PNI (Plano Nacional de Imunização) contra a Covid-19. Em reunião com o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta sexta-feira (11/06), o Comando Nacional dos Bancários voltou a cobrar a inclusão da categoria no grupo prioritário. O presidente da Fenaban (Federação Nacional dos Bancos), Isaac Sidney Menezes, participou.


Os representantes dos trabalhadores entregaram mais um ofício ao ministro com dados preocupantes. Relatório do Dieese (Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos) revela que a média de desligamentos por morte na categoria pulou de 18,3 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2020 para 50,6 óbitos/mês no primeiro trimestre de 2021. Embora não especifique as causas das mortes, a pandemia tem relação direta com a explosão de óbitos. 


Diante das evidências, Marcelo Queiroga se comprometeu em levar a reivindicação à equipe técnica do PNI. As ações dos bancários não param por aí. Na próxima semana tem mais discussões. Na terça-feira (15/06), os presidentes do Sindicato da Bahia e da Federação da Bahia e Sergipe, Augusto Vasconcelos, e Hermelino Neto, respectivamente, têm uma série de encontros em Brasília.


Além de reunião com o governo federal, a agenda inclui debates com parlamentares no Congresso Nacional e com o Ministério Público do Trabalho. Há meses, o Sindicato atua pela inclusão dos bancários no PNI. Graças à luta, algumas cidades da Bahia garantiram a vacinação dos trabalhadores como é o caso de Macarani, Wanderlei, Cotegipe e Angical.