Em 2023, conta de luz deve subir 5,6%, diz Aneel

O brasileiro já faz malabarismo todos os meses para quitar as dívidas do dia a dia. Com a estimativa da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) do aumento da tarifa de energia elétrica de 5,6% em 2023, a situação vai piorar.


A conta de luz, débito fixo, pesou no orçamento familiar de 83% da população nos últimos 12 meses e 44% deixaram de pagar o débito com energia elétrica em algum momento neste ano por falta de condições financeiras. Os dados são da Abraceel (Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia). 


Pela estimativa da Aneel, sete distribuidoras devem ter reajuste superior a 10%, em outras 15 o índice será reajustado entre 5% e 10%, em 17 distribuidoras entre 0% e 5% e em 13 inferior a 0%. Além da projeção sobre a alta na tarifa de energia para o próximo ano, a Agência apresentou ao grupo de Minas e Energia do governo de transição o panorama das principais questões em discussão no setor elétrico, relativas aos segmentos de geração, transmissão, distribuição e comercialização.