Conselho cede e eleva teto dos juros do consignado      

O aumento ocorreu depois que os bancos suspenderam a linha de crédito em resposta à decisão do CNPS no último dia 13, que reduziu a taxa de 2,14% para 1,70%.

Após pressão dos bancos, o CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) aumentou o teto de juros dos empréstimos consignados para beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). Os juros passaram de 1,70% para 1,97% ao mês. 
 

O aumento ocorreu depois que os bancos suspenderam a linha de crédito em resposta à decisão do CNPS no último dia 13, que reduziu a taxa de 2,14% para 1,70%. As organizações finaceiras criticaram a redução sob a justifcativa de não ser possível oferecer empréstimos com este limite. Pura balela. Até mesmo o BB e Caixa deixaram de operar a linha. Diante do recuo, as empresas anunciaram a retomada da operação de empréstimo consignado.
 

O aumento dos juros prejudica os trabalhadores e aposentados que dependem do crédito consignado para equilibrar as finanças, já que o empréstimo é uma opção mais barata do que outras modalidades de crédito, como o cartão de crédito e o cheque especial. De qualquer forma, é bom evitar e utilizar só em último caso para não se enrolar em dívidas.