Encontro das Bancárias une e apoia mulheres

O evento teve como foco a realidade vivida pelas mulheres nos bancos, especialmente no enfrentamento à desigualdade de gênero e ao assédio.

Por Itana Oliveira

Realizado neste sábado (17/05), o 8° Encontro das Bancárias da Bahia e Sergipe reuniu trabalhadoras do sistema financeiro para um dia inteiro de reflexões, debates e troca de experiências. Promovido pela Federação dos Bancários da Bahia e Sergipe com apoio do Sindicato dos Bancários da Bahia, o evento teve como foco a realidade vivida pelas mulheres nos bancos, especialmente no enfrentamento à desigualdade de gênero e ao assédio.

 

A programação foi conduzida por lideranças bancárias, que abriram o encontro relatando vivências pessoais no ambiente de trabalho. Falaram sobre assédio, desvalorização profissional, e sobre como são constantemente obrigadas a conciliar sozinhas as jornadas doméstica e profissional, um fardo ainda ignorado por grande parte das organizações financeiras.

 

Como representantes femininas do SBBA, estavam Graça Gomes e Patrícia Rocha. Elder Perez, presidente do Sindicato, também esteve no evento.

 

Rita Serrano, ex-presidente da Caixa, foi uma das palestras mais aguardadas do dia. Ela compartilhou os desafios enfrentados nos 10 meses em que esteve à frente do banco, destacando a resistência em espaços de poder ocupados, em sua maioria, por profissionais masculinos.

 

O encontro foi pensado para garantir a participação plena das mulheres. Um espaço foi criado especialmente para as crianças, permitindo que mães bancárias pudessem estar presentes sem se preocupar com a ausência de suporte familiar.

 

Mais do que um evento simbólico, o encontro reafirmou a importância da coletividade entre as bancárias e do fortalecimento da organização feminina dentro do setor, em busca de mais respeito, igualdade e representatividade. Seguimos na luta!