Plebiscito popular sobre a escala 6x1 em Salvador
Os movimentos sociais querem saber a opinião popular sobre o assunto. Em Salvador, neste sábado (24/05), acontece o lançamento do plebiscito popular, às 10h, na praça da Piedade.
Por Ana Beatriz Leal
No Brasil, o fim da escala 6x1 segue uma tendência mundial de reavaliar as cargas horárias de trabalho para equilibrar produtividade e qualidade de vida dos trabalhadores. Os movimentos sociais querem saber a opinião popular sobre o assunto. Em Salvador, neste sábado (24/05), acontece o lançamento do plebiscito popular, às 10h, na praça da Piedade.
Apesar de a lógica capitalista impor a ideia de produtividade a todo custo, é impossível viver como escravo do trabalho. O alto índice de adoecimento proveniente das atividades laborais é prova. São jornadas exaustivas, praticamente sem espaço para descanso. A carga horária do brasileiro é de 39 horas semanais, maior do que a média mundial, de 38,2 horas.
O movimento também trata da redução da jornada sem diminuição salarial, a taxação dos super-ricos e a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil.
Pautas que, embora representem melhoras significativas para o povo brasileiro e para o país, enfrentam dificuldades no Congresso Nacional, que tem maioria conservadora com interesses totalmente opostos aos dos trabalhadores.