Vitória do povo: Lula veta aumento de cadeiras na Câmara
A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17/07), após o projeto ter sido aprovada no Senado, em junho.
Por Itana Oliveira
O presidente Lula vetou o aumento no número de deputados na Câmara, que passaria de 513 cadeiras para 531. A decisão foi publicada nesta quinta-feira (17/07), após o projeto ter sido aprovada no Senado, em junho. Segundo pesquisa da Quaest, 85% dos brasileiros são contra a ampliação, sendo assim, a medida é bem vista pela população, que desde os princípios da República brasileira tem difícil acesso ao que acontece no poder Legislativo.
A decisão do presidente era aguardada, pois é inegável a ineficácia e tamanha corrupção na instância parlamentar. Aumentar o número de cadeiras seria dar mais espaço para a regalias imorais, além de intensificar a sensação de impotência constante do povo brasileiro. Lula justifica o veto de forma óbvia: é contrário ao interesse público e impacta o orçamento não só da União, como de entes federativos.
O tema foi colocado em questão depois que que o STF (Supremo Tribunal Federal), exigiu a proporcionalidade na distribuição de cadeiras em relação ao número de habitantes de cada estado, ou seja, poderiam ser ampliadas ou reduzidas, e como era de se esperar, a inclinação foi para o crescimento.
O veto é uma vitória do povo e reafirma a posição do governo em defender o que é de interesse da população, no entanto, o Congresso Nacional pode derrubá-lo, decisão que desrespeitaria a vontade do povo brasileiro.