Bancos têm saldo negativo de empregos 

Entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, o setor bancário acumula o fechamento de 889 postos de trabalho.

Poderosos e gananciosos, os bancos seguem com lucratividades estratosféricas, a grande questão é que os ganhos das empresas custam algo muito caro: o emprego bancário. Em janeiro, o setor teve saldo negativo de 319 vagas, consequência de 3.145 admissões e 3.464 desligamentos.
 

Os dados do novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), com base na PNAD Contínua, revelam ainda que entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, o setor bancário acumula o fechamento de 889 postos de trabalho.
 

O saldo negativo de empregos no setor bancário vai em direção oposta ao do ramo financeiro como um todo que, excluindo os bancos, teve saldo positivo de 1.604 vagas em janeiro.
 

Apesar do déficit de contratações nos bancos entre outubro de 2022 e janeiro deste ano, no acumulado dos últimos 12 meses, o saldo de empregos no setor bancário é positivo. Mas não por boa vontade. Isso porque houve criação de 1.399 vagas, resultado de contratações pela Caixa no ano passado, decorrentes da atuação e ação jurídica do movimento sindical pela convocação dos aprovados em concurso de 2014.
 

Como reflexo da extinção de emprego, a sobrecarga de trabalho crescente nas agências, e por consequência o adoecimento, além de grandes filas e insatisfação dos clientes.