Brasil perdeu uma década no combate à poluição  

Desmatamento na Amazônia é responsável pelo aumento de 40% dos gases brasileiros.

De acordo com estudo divulgado pelo SEEG (Sistema de Estimativas de Emissões e Remoções de Gases de Efeito Estufa), o desmatamento na Amazônia é responsável pelo aumento de 40% dos gases brasileiros. Os últimos anos para o meio ambiente foram só retrocesso. 
 

Em 2010, quando o país regulamentou a PNMC (Política Nacional sobre Mudança do Clima), as emissões brutas de gases de efeito estufa eram de 1,7 bilhão de toneladas. Em 2021, ano da última estimativa do SEEG, eram 2,4 bilhões. Segundo especialistas, o Brasil perdeu uma década na luta contra o aquecimento global.
 

A Amazônia é um importante regulador do clima, já que as árvores da região absorvem grande parte do carbono emitido pela queima de combustíveis fósseis. No entanto, com o desmatamento, a capacidade de absorção é reduzida, o que contribui para o aumento da poluição climática.
 

As políticas ambientais do governo Bolsonaro tiveram uma grande influência na degradação da floresta, como a flexibilização das regras ambientais, a redução dos recursos destinados à fiscalização e o enfraquecimento dos órgãos de proteção ambiental, como o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e o ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).