Reunião do Conselho de Comunicação debate democratização

A iniciativa, reivindicação histórica de entidades comprometidas com a democratização da mídia, voltou à pauta com prioridade.

Por Julia Portela

O Conselho Estadual de Comunicação da Bahia realizou reunião nesta quinta-feira (27/11) com foco na preparação da Conferência Estadual de Comunicação, prevista para 2026. A iniciativa, reivindicação histórica de entidades comprometidas com a democratização da mídia, voltou à pauta com prioridade. Uma comissão organizadora foi instituída e contará com representação do diretor de comunicação do Sindicato dos Bancários da Bahia, Adelmo Andrade. A primeira reunião está marcada para 7 de janeiro, quando será debatida a estrutura do evento, estratégias de participação popular e métodos para ampliar o alcance das discussões em todo o Estado.

 


Outro ponto central do encontro foi o debate sobre a eleição do novo Conselho Estadual de Comunicação, cujo edital será publicado em janeiro, com eleição prevista para março. A próxima composição do Conselho já assumirá a responsabilidade de garantir o andamento da conferência e fortalecer o diálogo público sobre políticas de comunicação, área fundamental para assegurar transparência, pluralidade e enfrentamento ao monopólio midiático.

 


A reunião contou com ampla participação de diferentes entidades e reafirmou o compromisso coletivo em tirar a Conferência do papel, mesmo diante de orçamento limitado. O movimento sindical e organizações da sociedade civil defendem que o processo avance, ainda que em moldes diferentes de 2008, garantindo que a Bahia siga na linha de frente da luta por uma comunicação mais democrática, pública e voltada aos interesses da maioria trabalhadora.