Perda muscular e gordura abdominal é risco para idosos

A associação dos fatores, muita gordura e deficiência muscular é tão perigosa que, segundo o estudo, o problema pode levar à obesidade sarcopênica.

Por Itana Oliveira

O corpo humano funciona à base de equilíbrio entre as partes. No geral, tudo em excesso ou em falta é prejudicial, da mesma forma é o acúmulo de gordura abdominal e perda de massa muscular, condições que, combinadas, elevam em 83% o risco de morte em pessoas com mais de 50 anos. A constatação é da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos).

 

A associação dos fatores, muita gordura e deficiência muscular é tão perigosa que, segundo o estudo, o problema pode levar à obesidade sarcopênica, quadro com as mesmas características, difícil de ser diagnosticada e relacionada a perda de autonomia de pessoas idosas, ou seja, mais um alerta para a terceira idade. 

 

Com o passar dos anos, o metabolismo se torna mais lento e a possibilidade de adquirir sobrepeso se intensifica, portanto, o exercício físico, a partir de qualquer idade, é essencial para preparar o corpo para os momentos mais vulneráveis da vida.