Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

INACREDITÁVEL
É como diz o povo: “Onde já se viu isso?”. Dias Toffoli, ministro do STF, que acabou de deixar a presidência, convida Bolsonaro para assistir Palmeiras e Ceará na casa dele. Absurdo inaceitável em qualquer democracia séria do mundo. Só mesmo no Brasil. Bom, o presidente quer um ministro que tome cerveja com ele. Ver futebol juntos já é um bom começo.


ABERRAÇÃO
Ao convidar Bolsonaro para assistir futebol juntos, Dias Toffoli, do STF, extrapolou, e muito, o significado do que seja harmonia entre os poderes da República. Ao estabelecer, extra institucionalmente, afinidade com o presidente, o ministro fica suspeito, claro, para julgar qualquer questão de interesse do presidente. Tão grave é o fato ser encarado com naturalidade.


EXCEÇÕES
Absurdos que depõem contra o STF. Bancada lavajatista formada por Barroso, Fachin, Cármen e Fux, atual presidente, assessoria militar na corte, omissão diante dos escândalos da Lava Jato, permissão de prisão em 2ª instância, que é inconstitucional, atraso no julgamento da suspeição de Moro e agora relação pessoal entre Toffoli e Bolsonaro. Justiça precária.


ESPINHOSA
Como Dias Toffoli e Marco Aurélio não querem ir para a 2ª Turma, Kassio Nunes Marques, indicado por Bolsonaro, deve estrear no STF, em substituição a Celso de Melo, que se aposenta dia 13, com grande teste: dar o voto decisivo sobre a suspeição de Moro. Tarefa espinhosa, pois as elites não admitem, de jeito nenhum, devolver os direitos políticos de Lula.


INCONCEBÍVEL
Irritante a insistência do governo Bolsonaro em só sacrificar a população. Impedido de tirar dinheiro do Fundeb e dos precatórios para bancar o Renda Cidadã, em vez de taxar as grandes fortunas agora quer acabar com o desconto padrão de 20% na declaração simplificada do IR. Traduzindo, mais prejuízo para cerca de 17 milhões de pessoas das classes médias. 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE