Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

MOBILIZAÇÃO
Agora o governo mira na reforma tributária, essencial ao êxito da democracia social. É muito importante mobilizar os movimentos populares e demais forças progressistas, para que as mudanças aprovadas no Congresso, de maioria conservadora, não terminem por penalizar ainda mais o povo, o trabalhador, em favor dos ricos e poderosos. O dinheiro corrompe. E como!

 

RESPALDO
A tendência é o governo Lula concentrar esforços no Parlamento para que a reforma tributária ajude a deixar o Brasil menos injusto socialmente. Mas, além do plano institucional, se fazem necessárias ações políticas, mobilização popular, pressão dos movimentos sociais, inclusive para respaldar as propostas progressistas nas votações do Congresso.

 

LABUTA
O esforço brasileiro para debelar o garimpo ilegal em terras indígenas, que atrai quadrilhas internacionais, tem sido uma labuta diária. O problema não acabou. O novo governo, a repercussão do drama humanitário yanomami e as medidas adotas ajudaram a melhorar a situação, mas os garimpeiros continuam tocando terror na Amazônia. Muita gente poderosa envolvida.

 

ESPECIAL
Os dados do Inpe (Instituto de Pesquisas Espaciais) confirmam o valor do compromisso do governo com a preservação do meio ambiente e o clima. A redução do desmatamento na Amazônia Legal em janeiro deste ano foi de 61%. Excelente. Fim do liberou geral. A questão ambiental tornou-se vital para o presente e o futuro da espécie humana. Exige atenção especial.

 

REAFIRMAÇÃO
Prorrogado por mais 20 dias o IPM que apura a cumplicidade de policiais do BGP (Batalhão da Guarda Presidencial) nos atos terroristas do dia 8 de janeiro. Espera-se que o Exército reafirme a legalidade e puna, exemplarmente, todos os militares que atentaram contra a República e o Estado democrático de direito. Como manda a Constituição brasileira.

 

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE