Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

FICA EVIDENTE
A troca, na presidência da Caixa, de Rita Serrano, oriunda da luta dos empregados, por Carlos Vieira, indicado pelo Centrão - ambos são funcionários de carreira do banco - pode ser encarada como normal para um governo que busca ampliar as alianças para melhorar a governabilidade e a governança, mas também revela a necessidade de fortalecimento do movimento dos trabalhadores e da mobilização popular.

 

ESTÁ FALTANDO
Duas questões que o governo Lula precisa dar prioridade, urgentemente. Uma é a adoção imediata de um plano nacional de segurança pública para conter o avanço do crime organizado e garantir tranquilidade à população. A outra é o investimento em mobilização popular, a fim de neutralizar novas tentativas golpistas da extrema direita em conluio com a direita.

 

MESMO ERRO
Com o anunciado apoio de Patricia Bullrich, terceira colocada no 1º turno da eleição presidencial, ao ultradireitista Javier Milei, a direita argentina repete o erro dos liberais brasileiros, que em 2018 ajudaram a eleger Bolsonaro, depois sentiram o peso do fascinazismo, se disseram arrependidos, passaram a posar de “madalenas arrependidas”, mas o estrago já estava feito.

 

RISCO GLOBAL
Um dos braços de sustentação do imperialismo, hoje de orientação ultraliberal, o sionismo do Estado de Israel, apoiado pelos EUA, UE e outras potências capitalistas, pode transformar o conflito com o Hamas em uma guerra além das fronteiras do Oriente Médio, agravando a instabilidade no mundo.   

 

TEM COERÊNCIA
Coerente e justo o projeto de lei apresentado pela deputada federal Célia Xakriabá (PSOL-MG), que estabelece como marco temporal para a demarcação das terras indígenas o ano de 1500. Afinal, foi quando os portugueses chegaram pela primeira vez ao Brasil. Início da colonização, do genocídio dos povos originários.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE