Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

GOLPE, ÓBVIO
A nova investida golpista no Senado, que aprovou o fim das decisões monocráticas no STF e agora quer estipular mandato para os ministros, é arriscada e altamente perigosa para o Estado democrático de direito, pois coloca a formação e as decisões da Suprema Corte a reboque de maiorias parlamentares sustentadas por elites econômicas inescrupulosas.

 

PURA VINGANÇA
A insistência da extrema direita, com o apoio de frações estúpidas da direita, de reduzir os poderes do STF, acontece pouco tempo após o Supremo ter se constituído na grande trincheira institucional da resistência democrática. Teve atitude histórica ao impedir o golpe de Estado tramado por Bolsonaro e estar punindo constitucionalmente os golpistas. A raiz é esta.

 

GRAVE CRISE
A irresponsabilidade criminosa do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), em cumplicidade com a extrema direita fascinazista e o apoio insano de Jaques Wagner (PT-BA), de querer castrar o STF, empurra o Brasil para uma crise institucional perigosa e sem precedente, pois o Supremo tem amparo legal para não aceitar tão descarado cambalacho.

 

NA RESISTÊNCIA
Declarações de dois ministros conhecidos pela firmeza nas atitudes, dimensionam o risco do golpe que se tenta dar com a redução dos poderes da Suprema Corte. “O STF terá coragem de defender a independência do Judiciário”, diz Alexandre de Moraes. “O Supremo não admite intimidações”, afirma Gilmar Mendes. Estão corretíssimos.

 

TERRA REDONDA
A vida dá voltas e no Brasil, ultimamente, com uma rapidez considerável. Odiado pelas forças progressistas pela conduta sempre oportunista, o presidente da Câmara Federal, Arthur Lira (PP-AL), tem tudo para se tornar a principal alternativa para evitar uma crise institucional de grandes proporções e desarmar a tentativa golpista de apequenar o Judiciário.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE