COLUNA SAQUE
DADO VALIOSO
A informação de que este ano o dólar deve se manter em baixa, podendo chegar a R$ 4,60, valorizando o Real, deixa a extrema direita ainda mais sem rumo nem discurso, enlouquecida e desesperada, na busca por novas fake news para sobreviver politicamente. A previsão não é de nenhum economista do governo, mas sim do BTG Pactual. Ajuda no desmonte do fascinazismo.
DEVE MELHORAR
Apesar de todas as dificuldades, da sabotagem do bolsonarista Campos Neto na presidência do BC, que mantém a Selic em alta, da maioria ultraconservadora no Parlamento, submissa à agenda ultraliberal e ao entreguismo, o governo Lula tem evoluído na retomada do desenvolvimento, na redução da pobreza e na efetivação da democracia social. Ainda bem.
SÃO PARASITAS
A insistência de forças poderosas da economia e da política na prorrogação da desoneração fiscal, ao elevado custo de R$ 32 bilhões ao país só este ano, reafirma a usura e o mau-caratismo das elites. Só vivem metendo a mão no dinheiro público, mas criticam tanto os programas sociais, essenciais aos mais pobres, sob alegação de que elevam as despesas. Parasitas do Estado.
BEM DIFERENTES
Estudo publicado pelo Observatório de Política Fiscal da FGV ajuda a entender a diferença classista entre Lula, representante da democracia social, e Bolsonaro, agente da agenda ultraliberal. No governo passado, a renda do 0,01% mais rico subiu 96%, enquanto a dos 95% mais pobres chegou a 33%, perante uma inflação acumulada no período de 31%. Não precisa desenhar.
FOCO BAIXO
As promessas que Trump tanto alardeia, ao chamar os imigrantes de “terroristas”, prometer “fechar a fronteira” e fazer “deportação em massa”, podem gerar indignação fora dos EUA, mas atendem aspirações da maioria do povo norte-americano, infelizmente. Enquanto isto, Biden só se preocupa em apoiar o genocídio em Gaza e armar a Ucrânia. Baixo foco na eleição.