COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
GOLPISMO VICIA
A presença de Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo, estado mais rico e poderoso do país, em ato de afronta à legalidade, domingo, no Rio, deixa evidente que, mesmo com a prisão de Bolsonaro e demais denunciados pela PGR, a extrema direita vai continuar ameaçando o Estado democrático de direito e, se não for contida com o rigor da lei, tentará outros golpes.
TÁTICA SUICIDA
Bolsonaro prefere fazer ato criminoso, atacar o STF e apostar em fake news, em vez de se concentrar na elaboração da defesa, por saber que, legalmente, não tem como se defender da intensidade das provas. Assim, prefere tumultuar, tentar desqualificar o julgamento. Não vai conseguir. Pelo contrário, só faz agravar a situação dele e dos demais denunciados.
DIFÍCIL VINGAR
A extrema direita vai tentar de todas as formas, mas diante da contundência das provas reunidas pela PF sobre a participação direta de Bolsonaro e dos outros 33 denunciados pela PGR no plano para golpe de Estado, seria uma irresponsabilidade do Congresso aprovar anistia para golpistas. Só iria agravar a tensão política, pois o STF vai considerar inconstitucional.
COMUNISMO FAKE
Em um mundo onde a China, maior país tido como comunista, pratica o que alguns chamam de “socialismo de mercado” e outros de “capitalismo de Estado”, classificar como “comunismo” as ações de todas as pessoas físicas e jurídicas que se opõem ao fascinazismo, inclusive o Papa e a ONU, só mesmo sendo um imbecil, inocente útil ou inútil culpado.
MAIS RIGOR
“O que estamos vivendo hoje é um desafio ainda maior do que o nazifascismo, porque, ao invés de impor pelo terror, eles seduzem, iludem e cooptam”. Do professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, sobre o avanço da extrema direita nas “mentes e corações” dos jovens, no mundo todo. Pois é, mais um motivo para endurecer as regras contra as fake news.