COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
EXIGE FIRMEZA
Marcado por propostas criminosas, ataques às instituições e ameaças a autoridades da República por parte de Bolsonaro, Tarcísio, Malafaia, Nikolas e demais, o ato de domingo, em São Paulo, só faz reforçar a necessidade de o STF ser célere e firme no julgamento dos golpistas, para fortalecer o Estado democrático de direito e cortar o fascinazismo na raiz. Exemplarmente.
MELHOR REMÉDIO
Em ato no qual Bolsonaro implorou por intervenção externa para livrá-lo da cadeia, Tarcísio disse que invadir terras é crime sem perdão, mas vandalizar os Três Poderes merece anistia, sem falar nos duros ataques ao STF, ministros e ao Congresso, fica evidente que o vírus golpista ainda ameaça a democracia brasileira e a aplicação da lei é o melhor meio para combatê-lo.
LEVA VANTAGEM
As movimentações políticas de boa parte da direita e da extrema direita, o comportamento da mídia comercial, dão sinais claro de que poderosas frações das elites reacionárias que sempre apoiaram Bolsonaro, agora cientes de que o TSE não voltará atrás na inelegibilidade, começam a abandoná-lo, a fim de construírem outra candidatura. Tarcísio sai na frente. A olho nu.
JOGO IMPLACÁVEL
Bolsonaro pode ser preso antes do que muita gente imagina. Além da forte tendência de o STF condená-lo, a insistência em se manter candidato, mesmo inelegível pelo TSE, atrapalhando uma candidatura alternativa, pode fazer com que até as forças ultraconservadoras que o sustentam passem também a defender a prisão preventiva. O jogo pelo poder é implacável.
PURA SUBMISSÃO
“As tarifas generalizadas do presidente Trump mudarão a ordem mundial de várias maneiras, e um vencedor já está surgindo: Xi Jinping. O presidente chinês teve uma semana excelente”. É o que diz o The Wall Street Journal, nos EUA. Enquanto isto, no Brasil, Bolsonaro, Tarcísio e demais bolsonaristas, como fiéis cães de guarda, celebram o tarifaço do império.