COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SUPREMA DECISÃO
Como guardião da Constituição, o STF acerta ao rejeitar a armação feita na Câmara para livrar da Justiça os 34 denunciados pela PGR por conspiração para golpe de Estado. Uma imoralidade própria da estupidez bolsonarista. Como manda a lei, o Supremo apenas livrou o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) de dois dos cinco crimes dos quais é acusado. Nada mais.
FALHOU NOVAMENTE
Impunidade é a palavra certa para definir a pretensão da extrema direita e parte da direita que se diz liberal com a manobra parlamentar para salvar Ramagem e, por tabela, Bolsonaro e demais denunciados. Queriam sustar a ação penal da tentativa golpista. Pior do que o projeto da anistia, outro crime contra a democracia. Mas, felizmente, o STF soube rechaçar a tramoia.
DEFESA DIFICÍLIMA
Com o projeto de anistia engavetado, sem chance de aprovação, e agora o desmantelo, pelo STF, do plano Ramagem, o julgamento dos 34 denunciados por golpe de Estado prossegue normalmente. A partir do dia 19 próximo serão ouvidas as testemunhas de Bolsonaro, ex-ministros e incluídos no núcleo 1. Defesa dificílima. A tendência é a condenação e prisão de todos.
PROVAS CONDENAM
Como sabem que as provas da acusação são fartas, contundentes, enfim, arrasadoras, e dificilmente escapam da condenação e prisão, os réus por crimes contra a Constituição, como Bolsonaro, usam grupos políticos que os sustentam para recorrer a artifícios parlamentares que os livre da Justiça. Só que o STF tem se mantido firme no cumprimento da legalidade. Ainda bem.
BRICS LIBERTA
O êxito da viagem de Lula a Moscou para participar do 9 de maio, Dia da Vitória contra o nazismo, ganhando plena atenção de Putin, e na China, onde foi recebido por Xi Jinping e assinou acordos estratégicos, mata de inveja e de raiva as elites nativas, os bolsonaristas, sempre vira-latas, entreguistas, que querem o Brasil submisso aos EUA. O Brics liberta do imperialismo.