COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PODE APOSTAR
Como se diz, “quem viver, verá”. Independentemente se justas ou não, as prisões domiciliares concedidas ao ex-presidente Collor e agora ao ex-deputado Roberto Jefferson (PTB), aquele que atirou na PF, serão usadas, inevitavelmente, pelos que forem condenados por tentativa golpista para requerer o mesmo direito, chamado de “humanitário”. Há controvérsias.
DIREITO CLASSISTA
O que dói no povo com a concessão de “prisão domiciliar humanitária” para Collor, Jefferson ou outro que realmente necessite, é saber que dos quase 1 milhão de detentos hoje no Brasil - uma das maiores populações carcerárias do mundo -, milhares estão adoecidos, morrendo à mingua na cadeia, sem receber nem a visita de um médico. Direito classista. Sequela do capitalismo.
FIDELIDADE CANINA
Todo ataque das elites, da mídia corporativa, formadas na Doutrina Monroe e hoje submissas ao Consenso de Washington, com a visita de Lula à Rússia e China é por saberem se tratar de mais um passo importante para a afirmação da soberania brasileira, fortalecimento do Brics e da multipolaridade, o que contraria os interesses dos EUA e UE, dos quais são cães de guarda.
MIDIÁTICA HIPOCRISIA
Se, em vez de participar do Dia da Vitória sobre o nazismo em Moscou e da visita à China para ampliar as relações comerciais com o Brasil, Lula fosse a Kiev, sábado, apoiar o encontro de chefes de Estado europeus com Zelensky, a fim de fortalecer a Ucrânia e a Otan na guerra contra a Rússia, com certeza a mídia nativa o elogiaria, ao invés de atacá-lo. Pura hipocrisia.
DECEPÇÃO GLOBAL
O que as pessoas, no mundo todo, têm feito para denunciar os crimes de Israel na Palestina merece elogios e apoio, mas decepciona muito a pouca pressão de países poderosos geopoliticamente para exigir do imperialismo (EUA e UE) o fim da matança sionista. Gaza continua sob bombardeio, com mortes diárias de civis, principalmente crianças. Claro que é genocídio.