COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
VERGONHA NACIONAL
A notícia de que a Câmara pode desarquivar a PEC que acaba com decisão monocrática no STF, em retaliação por o Supremo, em cumprimento da lei, ter rejeitado o projeto que livrava da ação penal Ramagem (PL-RJ) e os demais 33 denunciados por golpe de Estado, dimensiona o caráter delinquente da maioria dos deputados. Parlamento que envergonha o Brasil.
É ANTIRREPUBLICANO
Muito difícil tocar a democracia social, fazer valer o respeito às leis, aos valores republicanos, promover a cidadania, em um Brasil onde a maioria no Poder Legislativo quer obstruir a Justiça, anistia para golpista, não admite isenção de IR para quem ganha até R$ mil nem aceita taxar os super-ricos, enfim, usa o Congresso como balcão de negócios escusos e inescrupulosos.
ÚNICA ALTERNATIVA
A judicialização da política é comum em país onde as leis são violadas frequentemente por frações poderosas das elites, como tem feito a extrema direita no Brasil. Obviamente, não é o melhor dos mundos, porém é o único caminho que resta para salvaguardar a Constituição e neutralizar planos golpistas. A Justiça como porto seguro do Estado democrático de direito.
TRUMP GOLPEARIA
A afirmação do presidente do STF, Roberto Barroso, em Nova Iorque, de que os EUA foram decisivos para impedir o golpe de Estado tramado por Bolsonaro - faltou dizer, governo Biden -, é verdadeira e ajuda a desmascarar a conversa fiada de que generais legalistas, espécie raríssima no Brasil, teriam garantido a democracia. Se fosse com Trump, o golpismo triunfaria.
AMPLIAR PRESSÃO
É inconcebível a omissão mundial, especialmente de países não alinhados ao imperialismo (EUA e UE), com poder para exigir o fim do holocausto palestino. O Brics precisa assumir uma postura mais firme contra a matança da população civil, sob pretexto de “destruir o Hamas”. A situação é desesperadora. Negar que Israel pratica genocídio em Gaza é, no mínimo, canalhice.