COLUNA SAQUE
Rogaciano Medeiros
VÃO ESPALHAR
Os protestos de domingo, em todo o Brasil, contra a PEC da bandidagem e a anistia para golpistas, tendem a se espalhar pelo país, com força, devido a revolta da grande massa da população com a tentativa dos deputados bolsonaristas de se colocarem acima da lei. Também sugerem a retomada da mobilização popular pelas forças progressistas. Agora é manter a pegada.
SENADO AMPARADO
Além do aceno objetivo da volta às ruas pelos movimentos populares, as expressivas manifestações de domingo garantem plena sustentação política ao Senado para enterrar de vez a PEC da impunidade e a anistia bandida para golpistas. Além de inconstitucionais, a povo as repudia. A democracia retoma o verde e amarelo e está vencendo o fascinazismo. Ainda bem.
TREMENDO ERRO
A sociedade está indócil, não aceita de forma alguma a PEC dos três nomes - bandidagem, blindagem e impunidade -, considera um desaforo. Hugo Motta (PR-PB), presidente da Câmara, e a claque bolsonarista que o sustenta, já sentiram o tremendo erro cometido. Atiçaram a indignação popular, estão desmoralizados, o Senado vai pular fora e politicamente vão pagar caro.
RESISTE, BRASIL
“Estou profundamente emocionado. Nós finalmente retomamos as ruas, a camisa verde e amarela, a bandeira do Brasil. A bandeira do Brasil é nossa, é do povo brasileiro”. Do professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, sobre as manifestações de domingo, que dão novo alento à afirmação do Estado democrático de direito e a neutralização do fascinazismo. Axé, Brasil.
MAIORIA FISIOLÓGICA
O Congresso brasileiro sofreu considerável degradação nos últimos anos, principalmente após a eleição de Bolsonaro. A grande maioria é despreparada, fisiológica, só quer tirar proveito do cargo que ocupa, sem o menor princípio republicano. Daí a PEC da bandidagem, a anistia e outras delinquências. A extrema direita faz do Parlamento um balcão de negócios.