COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PRECISA DESENHAR?
Enquanto no Brasil os falsos “patriotas” bolsonaristas, que falam tanto em “Deus, pátria e família”, embora defendam tortura e morte, apoiem o tarifaço de Trump e adorem a perversão, querem transformar o crime comum em terrorismo, nos EUA o Pentágono prepara plano para, sob o falso pretexto de combater o narcoterrorismo, invadir países latinos e roubar o petróleo.
OUTRA GEOPOLÍTICA
A Venezuela, pelo fato de o regime bolivariano desafiar o imperialismo e possuir algumas das maiores reservas petrolíferas do mundo, é o alvo principal. Mas, a Colômbia, pelo gás natural, também está na mira da nova farsa dos EUA de combate ao narcoterrorismo para invadir nações e saquear o petróleo. Vício antigo. Eles têm poderio bélico, mas a geopolítica é outra.
VIETNÃ LATINO
Pertinente, a observação do professor João Cezar de Castro Rocha, da UERJ, na Revista Brasil 247, de que “podemos assistir ao Vietnã da América Latina, na Venezuela”. Sim, o país caribenho é hoje parceiro estratégico da Rússia e China, tem um povo mobilizado, disposto a defendê-lo, e os EUA, que planejam invasão, estaria subestimando a resistência que pode encontrar.
VELHO OESTE
Ao planejar invadir a Venezuela para se apoderar das maiores reservas de petróleo do mundo, os EUA atendem interesses seculares do chamado Estado profundo, enquanto a recompensa de US$ 50 milhões oferecida por Trump pela cabeça de Maduro repete práticas do velho Oeste. É a opinião do renomado economista norte-americano Jeffrey Sachs. Pura verdade.
DETALHE REALISTA
O Brasil dispõe hoje de gigantescas reservas petrolíferas com a exploração na Margem Equatorial e não está livre do plano dos EUA de ocupação da América Latina para tomar na força o petróleo das nações. No caso brasileiro, se não com invasão, com nova lawfare, como aconteceu na Lava Jato e no impeachment de Dilma, tramados para roubar o pré-sal.
