Home
>
Artigos

Cuba busca impulsionar a economia e combater a “intoxicação da mídia”

No artigo, o diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ, Álvaro Gomes, fala sobre a asfixia econômica em Cuba e o combate às fake news.

Em seu discurso, 18 de março, quando foi apresentado o relatório de balanço do Instituto de Informação e Comunicação Social (ICS), no Palácio da Revolução em Cuba, o presidente Miguel Diaz-Canel, ressalta que o país vive uma asfixia econômica imposta pelos Estados Unidos com o endurecimento do bloqueio e a inclusão de Cuba na lista de países que supostamente apoiam o terrorismo e por outro lado a intoxicação da mídia.

Com a combinação pretende-se provocar uma explosão social (Granma,19/03/24).
 

O governo tem se esforçado para superar as dificuldades. Neste sentido, toma medidas em duas frentes. Na questão econômica, Manuel Marrero Cruz, primeiro-ministro de Cuba, anunciou, na Assembleia Nacional do Poder Popular em 20/12/23, as projeções para corrigir distorções e reimpulsionar a economia em 2024 (https://www.parlamentocubano.gob.cu/noticias/proyecciones-de-gobierno-para-corregir-distorsiones-y-reimpulsar-la-economia-durante-el). Na comunicação, novas leis foram aprovadas.
 

Entre as medidas, ampliação do investimento estrangeiro para alcançar as metas estabelecidas no Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social até 2030, recuperação do turismo, controle do mercado de cambio, incentivo à produção nacional, aproveitando as potencialidades do país, recuperação da indústria açucareira, melhoria da gestão administrativa e fiscal, redução da informalidade.
 

Com relação as notícias falsas, o governo assinou o decreto 35/2021 em 17 de agosto de 2021, que trata das Telecomunicações, Tecnologias de Informação e Comunicação, onde assegura que as pessoas tenham acesso à informação verdadeira e combate os crimes espalhados pela internet
 

Proíbe informações ofensivas ou lesivas a dignidade humana, que gere discriminação, assédio, que afete a dignidade pessoal ou familiar. Prevê segurança coletiva, o bem geral, e o respeito a ordem pública e a democracia.
 

Foi aprovado também a Lei de Comunicação Social de Cuba, em 25 de maio de 2023, mais um passo importante na democratização da informação e no combate as notícias falsas e aos crimes cometidos a partir das redes sociais. (Granma, 26/05/23). Se Elon Musk desafiar e ameaçar Cuba, como está fazendo aqui no Brasil em declarações do dia 07/04/24, será derrotado pela democracia cubana consolidada na legislação.
 

*Álvaro Gomes é diretor do Sindicato dos Bancários da Bahia e presidente do IAPAZ