Caixa tem de organizar filas no entorno das agências

Em decorrência do caos nas agências da Caixa, a Justiça Federal determinou, nesta terça-feira (05/05), que o banco utilize os colaboradores para reforçar medidas, a fim de evitar aglomerações e organizar as filas formadas fora das unidades. A instituição financeira tem cinco dias para adotar as ações, sob pena de multa diária a ser definida.


A Justiça estabeleceu que a Caixa deve orientar vigilantes, recepcionistas ou servidores para que façam uma triagem ou atendimento prévio no início das filas formadas no entorno das agências, seguindo as normas sanitárias de prevenção ao contágio do coronavírus. A decisão foi tomada após ação impetrada pelo Ministério Público Federal e Ministério Público do Estado da Bahia.


Os trabalhadores também terão de orientar sobre o distanciamento entre as pessoas e sobre quais serviços não precisam de atendimento presencial. Pela decisão, a força policial local pode ser requisitada caso a aglomeração não seja contida.
O Sindicato dos Bancários da Bahia tem cobrado desde o início da pandemia causada pelo coronavírus apoio da Prefeitura de Salvador e do Governo do Estado para solucionar o problema das enormes filas na Caixa. A entidade considera que o banco e, consequentemente, os empregados, estão pagando a conta da falta de planejamento e irresponsabilidade do governo federal no pagamento do auxílio emergencial.
O texto da liminar da Justiça diz que “diante do grave risco de contágio nas aglomerações de pessoas, e em razão das extensas filas formadas nos entornos das agências bancárias destinarem-se exclusivamente ao atendimento bancário, cabe à Caixa intervir na organização das referidas filas”.