Ganhos reais voltam a fortalecer os trabalhadores
De acordo com o levantamento, o pequeno aumento das negociações abaixo da inflação em setembro ocorreu, principalmente, entre trabalhadores do comércio e do setor de turismo e hospitalidade na região Norte do país
Por Julia Portela
A maioria das categorias com data-base em setembro conquistou reajustes salariais acima da inflação. Segundo o boletim De Olho nas Negociações (nº 61), do Dieese, 73,7% dos acordos superaram o índice inflacionário, garantindo ganhos reais ao trabalhador.
Os números confirmam a retomada da valorização do trabalho formal sob o governo Lula, com um cenário de recuperação da renda e fortalecimento das negociações coletivas. Nos últimos 12 meses, os reajustes acima do INPC ficaram acima dos 70% em quase todo o período, alcançando mais de 80% das negociações em metade dos meses analisados. Mesmo em abril, quando o percentual foi menor, 88% das categorias conquistaram reajustes iguais ou superiores à inflação.
De acordo com o levantamento, o pequeno aumento das negociações abaixo da inflação em setembro ocorreu, principalmente, entre trabalhadores do comércio e do setor de turismo e hospitalidade na região Norte do país. Ainda assim, o valor do reajuste necessário para recompor as perdas salariais foi de 5,05%, índice que deve subir para 5,1% em outubro, sinalizando estabilidade econômica e manutenção do poder de compra.
O avanço nas negociações demonstra a importância das entidades sindicais e da política de valorização do salário. Cada conquista salarial representa um passo na reconstrução da dignidade de quem vive do próprio trabalho, enfrentando anos de ataques e desmonte de direitos promovidos por modelos ultraliberais.
A retomada dos ganhos reais não é apenas um indicador econômico, mas um sinal de que o país volta a reconhecer o papel central do trabalhador na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
