Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

É FUNDAMENTAL
As assinaturas de Roberto Setubal e Pedro Moreira Salles, donos do Itaú, um dos cinco maiores bancos em operação no Brasil, no manifesto em defesa da democracia, a ser lançado nos próximos dias, estimulam novas adesões do sistema financeiro e de outros segmentos econômicos. Dividir as elites é fundamental para neutralizar as ameaças golpistas de Bolsonaro.

 

ERA ESPERADO
O pedido da procuradora Lindôra Maria Araújo, vice de Augusto Aras, para que o STF arquive cinco investigações contra Bolsonaro previstas no relatório final da CPI da Covid, não surpreende, diante das seguidas omissões da PGR com os crimes cometidos pelo presidente. Os ataques às urnas eletrônicas em reunião com embaixadores então..., um escândalo.

 

QUE VERGONHA!
“Um desrespeito à memória e às famílias das mais de 670 mil vítimas da pandemia”. A reação do senador Omar Aziz (PSD-AM), ex-presidente da CPI da Covid, perante o pedido da PGR para arquivar investigações contra Bolsonaro, escancara o aparelhamento de poderosas instituições da República pelo neofascismo. A retomada democrática será árdua.

 

PELAS RUAS
A atitude da PGR de querer evitar investigações da CPI da Covid contra Bolsonaro comprova a necessidade imediata de grandes mobilizações populares para derrotar o neofascismo. Botar o povo na rua. A luta institucional tem limitações, pois a extrema direita exerce forte influência na alta burocracia estatal, em especial no sistema de justiça.

 

COM ALTIVEZ
O apoio à legalidade é importante e bem vindo, até porque as elites nativas são submissas à vontade do império. Mas, deixar que os EUA decidam se vai ter golpe no Brasil é uma violação à autodeterminação do povo. Se hoje têm autoridade para dizer não, amanhã podem impor o sim. Como, aliás, já fizeram. Cabe aos brasileiros definirem o seu próprio destino.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE