Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

TESTE
Declarações precipitadas como a do prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), de que a reforma tributária não pode tirar recursos dos municípios, dá uma antevisão das imensas dificuldades que o governo terá para aprovar a PEC. Todo mundo só quer ganhar. Se conseguir um entendimento entre os diversos setores conflitantes da sociedade, Lula alcançará um feito histórico.

 

FALSÍDIA
Os casos do Credit Suisse, que está recebendo US$ 54 bilhões do governo suíço, e dos outros dois bancos dos EUA que quebraram, são o retrato fiel da hipocrisia ultraliberal. Prega Estado mínimo como o melhor dos mundos, mas em qualquer crise sempre recorre ao dinheiro público. No capitalismo, as elites são mundialmente iguais. Se alimentam da usura, egoísmo e desumanidade.

 

COBERTOR
Compreensível que o governo precisa ampliar as alianças, para neutralizar a extrema direita que, embora minoritária, é barulhenta e poderosa, especialmente no Parlamento. Mas, não dá para maltratar aliados históricos, como o ex-governador Roberto Requião, excluído da visita de Lula ao Paraná. Senão vira cobertor curto: cobre a cabeça e descobre os pés.

 

CANCERÍGENO
A ameaça do governo Biden, de banir a chinesa Tik Tok dos EUA se não for vendida para os norte-americanos, mostra que o império não tem nada de liberal. O livre comércio que tanto defende só vale quando é para usurpar a riqueza dos outros, seja pessoa física, jurídica ou Estado-nação. O imperialismo é uma das piores mazelas da humanidade. Câncer.

 

MASSACRE
O assassinato de centenas de civis, a maioria mulheres, crianças e idosos, em My Lai, por soldados dos EUA, que nesta quinta-feira completou 55 anos, é só mais um dos incontáveis crimes contra a humanidade cometidos pela “exemplar” democracia estadunidense. O massacre, sem condenação no TPI da ONU, aconteceu em 16 de março de 1968, no Vietnã do Sul. O império ataca.

Relacionadas