Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

SALUTAR
Muita gente torcendo e rezando para que seja verdadeira a nota da revista Veja, de que Lula já teria decidido pela indicação do advogado Cristiano Zanin para substituir Ricardo Lewandowski no STF. Um nome com estofo para integrar o Supremo, não só pelo saber jurídico, mas, acima de tudo, pelo compromisso com o respeito às leis. Saudável para a democracia.

 

IMUNDÍCIE
A situação se complica cada vez mais para Moro e Dallagnol, após o depoimento do advogado Rodrigo Tacla Duran ao novo juiz da 13ª Vara Federal de Curitiba, Eduardo Appio, e à PF. Ele promete entregar provas de que pagou propina à Lava Jato. O STF já cobrou atitude da PGR e sem dúvida nenhuma vai agir. Os dois podem inclusive perder os mandatos.

 

MENOS
A volta de Bolsonaro ao Brasil só vai insuflar a extrema direita ensandecida, aquela que ainda insiste em negar o valor da vacina e fala em ameaça comunista, mas não parece em condições de gerar fortes alterações no cotidiano político. A fuga para os EUA, os atos terroristas, o horror yanomami e as joias sauditas dilaceraram a imagem do ex-presidente.

 

DUVIDOSO
Difícil Bolsonaro liderar a oposição ao governo Lula. Além dos inúmeros processos que terá de enfrentar, principalmente agora que perdeu o foro privilegiado, também surgiram novos atores no campo ultraconservador. A discretíssima recepção na chegada ao Brasil, nesta quinta-feira (30), deixa claro que deve entrar em curva descendente. A tendência é definhar ainda mais.

 

DEFENESTRAÇÃO
A volta ao Brasil deixa evidente que Bolsonaro não tem mais o tamanho político que já teve. Não agrega a oposição, muito pelo contrário, só faz dividir. Raramente terá de volta o apoio da direita perfumada, dita liberal, que vai tentar se firmar como opção contra Lula. A possibilidade maior é ser engolido pela retomada da vida democrática que tentou destruir.  

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE