Home
>
Saques

COLUNA SAQUE

BEM REALISTA
O sociólogo Marcos Coimbra, do Vox Populi, faz uma observação realista ao afirmar que, apesar dos avanços econômicos com melhoras na vida do brasileiro, o governo Lula não deslancha nas pesquisas por causa do “identitarismo bolsonarista”, ou seja, tudo que vem do PT não presta. Está aí um desafio vital para as forças progressistas: ganhar a opinião pública.

 

NUNCA MUDAM
Para derrotar plenamente o ultraliberalismo fascinazista, a democracia social precisa, além de bons resultados econômicos, sepultá-lo no plano ideológico. Mostrar à nação que o endeusamento do capital, o preconceito, a intolerância e as armas fazem muito mal ao ser humano. Mas aí a direita dita liberal e a mídia não colaboram com medo da consolidação de um projeto nacional.

 

MÍDIA LACAIA
No capitalismo periférico, tardio, como é o caso do Brasil, a mídia não exerce, nem de longe, a função de se constituir em freio e contrapeso aos poderes econômico e estatal em defesa da sociedade. Faz justamente o contrário, difunde a ideia de que a lei dos mais fortes é vontade divina e que o Estado não pode ter compromisso com a superação da pobreza.

 

SEM CREDIBILIDADE
Se a mídia corporativa tivesse realmente o mínimo de compromisso com a democracia, com a “liberdade de imprensa” que tanto apregoa, estaria firme na condenação à nova tentativa golpista que vem do Senado, de querer tolher o pleno exercício do Poder Judiciário. Pelo contrário, investe em uma dubiedade criminosa. A falta de credibilidade da imprensa não é em vão.

 

CONTA OUTRA
Só mesmo os tolos e os que, por conveniência, sempre exaltam a versão oficial para acreditar na alegação do senador Jaques Waqner (PT-BA), de que o voto em favor da redução dos poderes do STF foi “pessoal”. Militante veterano, ex-governador da Bahia e ex-ministro, ele sabe perfeitamente que o líder do governo no Senado não vota por convicção pessoal. Fala sério.

Relacionadas

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE

COLUNA SAQUE