COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
NO CORAÇÃO
A extrema direita, ou seja, os bolsonaristas, o Centrão, as bancadas do boi, da bala e da bíblia, verdadeira súcia que tanto tem ameaçado a democracia e causado sofrimento à população, está injuriada com a meme “Congresso inimigo do povo”. Acertou no coração dos reaças. Ficaram irritados porque doeu. “Hugo nem se importa” também foi na veia. Vale manter a pegada.
ESTÁ PATENTE
Indiscutivelmente, gostem ou não as elites políticas, econômicas e midiáticas, o embate da democracia social com o Congresso, de ampla maioria reacionária e antipovo, não deixa de ser uma verdadeira guerra dos pobres, representados pelo governo Lula, contra os ricos e capachos que controlam a Câmara e o Senado. Negar é querer “tapar o sol com a peneira”.
FICOU CLARO
Política e eleitoralmente, o melhor caminho para os democratas enfrentarem a extrema direita nas redes sociais é com memes criativos, linguagem divertida e próxima do cotidiano popular, para desmascarar os farsantes que falam em Deus, pátria e família, mas pecam tanto, entregam a riqueza nacional, difundem o ódio contra pobres e pretos. Detestam o povo.
SEGUE FIRME
A Copa do Mundo de Clubes, as festas juninas, as férias de meio do ano, o bafafá com o IOF, o salseiro dos super-ricos para não pagar imposto, entre outras notícias de ocasião, tiraram a trama golpista da pauta midiática. Mas, o julgamento segue célere no STF, agora na fase das considerações finais. Bolsonaro e comparsas mais próximos da prisão. A democracia se afirma.
BRICS VENCEDOR
Mais do que exitosa, a reunião da Cúpula do Brics, no Rio, encerrada ontem, evidencia a disposição do bloco de, gostem ou não os EUA e a Europa, seguir na afirmação da multipolaridade e da autodeterminação dos povos. Sem falar na decisão dos países membros de realizarem transações comerciais com moedas próprias. É a desdolarização que tanto apavora o imperialismo.