COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
TEM MAIORIA
Bolsonaro e os auxiliares comprovadamente envolvidos na conspiração para golpe de Estado serão condenados e presos porque, por fatores diversos, a punição dos golpistas tornou-se consenso na maioria das classes dirigentes políticas, econômicas, militares, enfim no sistema. A teoria das elites, do italiano Gaetano Mosca e do francês Vilfredo Pareto, ajuda a entender o processo.
ESCAPAM NÃO
O império e seus cães de guarda, no Brasil e no exterior, podem latir o quanto quiserem, mas o julgamento da trama golpista segue o devido processo legal e na terça-feira entra na fase conclusiva, de definição da sentença pelo STF. No caso do núcleo crucial, a tendência é Bolsonaro e os demais sete réus serem condenados e presos. As provas não permitem escapatória.
MELHOR PREVENIR
Ainda bem que o Supremo Tribunal Federal acordou para o problema, constatou que há realmente perigo de fuga através da Embaixada dos EUA, bem pertinho da casa de Bolsonaro, e determinou o monitoramento em tempo integral do ex-presidente, figura central no julgamento da trama golpista e cuja prisão é preponderante para a estabilidade democrática.
SEM MÁSCARAS
A repugnante atitude de Bolsonaro, filhos e demais bolsonaristas de recorrerem a Trump, a uma nação estrangeira, para interferir no julgamento da trama golpista, à custa de prejuízos para o Brasil, as imagens vergonhosas do suposto pastor Malafaia, endemoniado, xingando, escumando ódio, desmascaram a farsa “Deus, pátria e família”, própria do fascinazismo.
AVANÇO CHINÊS
Realizada com 12.150 pessoas, do dia 13 a 17 deste mês, a pesquisa Genial/Quaest, segundo a qual a imagem positiva da China entre os brasileiros pulou de 34% para 49%, enquanto a percepção negativa dos EUA saltou de 25% para 48%, confirma o erro das agressões de Trump ao Brasil, com o apoio dos bolsonaristas. A democracia social e Lula saem fortalecidos.