COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
SERIA HUMILHANTE
Tomara que a insistência de Lindbergh Farias (PT-RJ) em alertar para o risco de fuga de Bolsonaro via Embaixada dos EUA, que fica pertinho da casa do ex-presidente, seja apenas preocupação de um deputado para que a Justiça, seja feita. A PF e o STF têm o dever de monitorar os movimentos do principal réu da trama golpista. Não podem vacilar agora. Todo cuidado é pouco.
SEMPRE GOLPISTA
A Folha, que apoiou a ditadura empresarial-militar (1964-1985), a farsa do impeachment em 2016, a prisão ilegal de Lula e ajudou a eleger Bolsonaro, agora publica aquelas matérias viciadas, sem fontes, dizendo que “membros do STF e do Executivo temem que a condenação do ex-presidente agrave as sanções de Trump contra o Brasil”. Só para espalhar pânico. Sempre golpista.
INÚTEIS CULPADOS
A mídia corporativa está aí para proteger as elites, mas dá tristeza ver sites que se dizem progressistas, de esquerda, reproduzindo notícias fabricadas para beneficiar o golpismo, como dizer que a falta de unanimidade na 1ª Turma do STF - dos cinco ministros só Fux pode votar contra condenação – tende a embolar o julgamento da trama golpista. Fazem o jogo dos bolsonaristas.
SEM ESCRÚPULO
No modo de produção capitalista, o sistema estará sempre, majoritariamente, a serviço do capital, embora a imprensa, teoricamente, represente uma espécie de freio e contrapeso aos abusos do Estado e do poder econômico. Só que hoje, tanto na periferia do capitalismo, como é o Brasil, quanto na metrópole (EUA), a mídia descarou de vez. Jogou o Código de Ética no lixo.
CÃES IMPERIAIS
Fake news e milícia virtual são lixos das big techs que EUA e Europa recorrem para manter a hegemonia global, continuar saqueando a riqueza das nações via a superioridade militar. No Brasil, Bolsonaro e bolsonaristas, enfim a extrema direita, representam o imperialismo, por isto apoiam o tarifaço de Trump. Traidores da pátria, cães de guarda do império.