COLUNA SAQUE
ELITES SERVIS
Poucas horas após tentar se intrometer na soberania nacional para intimidar a Justiça do Brasil no caso da trama golpista, com o apoio lesa-pátria dos bolsonaristas, Trump anuncia a taxação de 50% sobre os produtos brasileiros nos EUA. Está aí o patriotismo de Bolsonaro, Tarcísio, Eduardo e tantos outros. Só enganam os tolos. O entreguismo é imanente das elites nativas.
NEGATIVO, ÓBVIO
Mesmo que, como dizem alguns analistas, os EUA sejam os mais prejudicados com a insanidade da sobretaxação, isto só vale para a balança comercial. Na real, a medida estadunidense causará implicações negativas para o Brasil e os brasileiros, em especial para as camadas mais pobres da população. E tudo com a chancela dos “patriotas” de araque.
ALTA TRAIÇÃO
Difícil aceitar a existência de brasileiros que apoiem as violações de Trump à soberania nacional e a sobretaxa de 50% dos Estados Unidos aos produtos brasileiros, como fazem os bolsonaristas. Caso de alta traição, que como tal precisa ser tratado, pois os interesses do Brasil estão acima de diferenças políticas, partidárias, ideológicas ou de qualquer outra natureza.
DUVIDE NÃO
Nenhuma surpresa se figuras estúpidas que chamam Bolsonaro de “mito”, dizem que “a terra é plana”, que “o nazismo foi de esquerda”, rotulam de “comunistas” o Papa, a ONU, o STF, a Globo e a Folha só porque defendem a ciência, a vacina e o meio ambiente, espalharem fake news culpando Lula por Trump sobretaxar o Brasil. Pior, muitos tolos vão acreditar.
COM ALTIVEZ
O governo está certíssimo em deixar bem claro que não abre mão do decreto do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), por se tratar de uma prerrogativa do Executivo prevista na Constituição, e que na audiência de terça-feira, no STF, vai discutir a matéria com base no princípio da constitucionalidade. Para um bom entendedor...