COLUNA SAQUE
FATO HISTÓRICO
A menos que haja uma reviravolta muito grande, ao ponto de violar as leis, escandalosamente, o que parece improvável, pois seria o triunfo do golpismo em julgamento, todos que, comprovado legalmente, participaram da trama golpista, serão condenados e presos. O STF faz História ao colocar no banco dos réus as elites que sempre golpearam a democracia, impunemente.
SOBERANIA, BRASIL
Pois é, o pedido de prisão para Bolsonaro e mais sete réus do núcleo crucial da conspiração golpista, feito pela PGR nas considerações finais do julgamento, mostra que as ameaças de Trump não intimidam o sistema de justiça, tampouco vão livrar da condenação e prisão os seus aliados no Brasil que planejaram golpe de Estado. A soberania nacional não será ultrajada.
PROVAS CONDENAM
Os oito réus incluídos no núcleo 1, também chamado de crucial, na ação da conspiração para abolir violentamente a democracia brasileira, têm tido um julgamento justo, dentro do devido processo legal. Bolsonaro, Braga Netto, Heleno, Garnier, Paulo Sérgio, Ramagem, Torres e Cid não conseguiram, até agora, derrubar as provas, fartas e devastadoras. Cadeia à vista.
PARA DESMASCARAR
Diante da contundência das provas, arrasadoras para os réus, e da seriedade do julgamento, a condenação e prisão de Bolsonaro e auxiliares, por conspiração golpista, até setembro, como previsto, serão ótimas para desmascarar, em nível global, a fake news de Trump de que o ex-presidente brasileiro é vítima de perseguição política. A mentira sempre cai.
ALERTA MUNDIAL
As forças democráticas deveriam fazer campanha de comunicação voltada à opinião pública estrangeira, a fim de mostrar ao mundo os criminosos que são Bolsonaro e comparsas. A postura genocida na pandemia, as tramoias para acabar com a democracia no Brasil, o roubo das joias e a falsificação de carteiras de vacinação bastariam para desmoralizá-los em nível global.