COLUNA SAQUE
PLENA LEGALIDADE
Indispensável e oportuna, a decisão do STF de adotar medidas cautelares para evitar a fuga de Bolsonaro, réu por tramar golpe de Estado. As agressões de Trump ao Brasil intensificaram a suspeita de que o ex-presidente se asilasse na embaixada dos EUA. Tem lógica. Agora será monitorado 24h por dia e tem de usar tornozeleira eletrônica. Tudo no devido processo legal.
ABUSOU DEMAIS
“Quem procura, acha”. Bolsonaro desafiou o velho provérbio e agora está proibido pelo STF de se comunicar com o filho Eduardo, nos EUA, com embaixadores e diplomatas, de se aproximar de embaixadas e acessar redes sociais. Foi alvo de busca e apreensão e terá de permanecer em casa entre 19h e 7h. Abusou demais da tolerância da Justiça. A prisão é questão de dias.
SEM CHAMPAGNE
Há muito tempo o STF tem motivos de sobras para não só adotar as medidas cautelares tomadas agora, mas também determinar a prisão preventiva de Bolsonaro. O ministro Alexandre de Moares prefere só prendê-lo após a condenação, com o processo transitado em julgado, o que deve acontecer até outubro. Vai passar o Réveillon na cadeia, sem champagne.
FRAÇÕES CRIMINOSAS
Os bolsonaristas, leia-se a extrema direita e a direita associada, só ousam desafiar a Constituição, as instituições nacionais, ao ponto de apoiarem as agressões estrangeiras ao Brasil, porque são sustentados por frações de setores poderosos como o rentismo, o agro, o lobby das armas e o mercado da fé. Felizmente, o Estado democrático de direito tem prevalecido.
COM SOBERANIA
Trump ameaçou sobretaxar em 50% os produtos brasileiros, se o processo contra Bolsonaro por trama golpista não fosse anulado. Soberanamente, com base nos fatos e dentro da maior legalidade, a Justiça determinou medidas cautelares contra o ex-presidente. E agora, os EUA vão invadir o Brasil? O apoio bolsonarista às ameaças estrangeiras configura crime de alta traição.