COLUNA SAQUE
ESTÚPIDOS DEMAIS
Como vivem no lodo fascinazista, boa parte na cegueira neopentecostal, se orgulham de trair a pátria, lamber a bota do império, negam a ciência e a História, só se orientam pelas fake news da milícia virtual, os bolsonaristas não conseguem enxergar que a crise gerada pelos EUA, com o apoio deles, tem proporcionado novas oportunidades para o Brasil e reforçado o Brics.
PRECISA COMPARAR
A comunicação governista precisa usar todos os recursos possíveis, para que a população tome conhecimento da MP Brasil Soberano, lançada hoje, com ações para reduzir os efeitos do tarifaço de Trump, de forma que a sociedade possa comparar. Enquanto os “patriotas” bolsonaristas traem a pátria, o governo Lula se empenha para salvar a economia e a soberania nacionais.
PARA REPUBLICANIZAR
Sem dúvida, a extrema direita está fortalecida no plano global, no Brasil ainda ameaça, pois possui poder financeiro dado basicamente pelo agro e o rentismo, porém a democracia social tem boas chances de sair da crise do tarifaço mais fortalecida político, institucional e economicamente do que entrou. A eleição de 2026 será decisiva. Republicanizar o Brasil.
DIFERENÇA GRITANTE
As elites cães de guarda do imperialismo vão ladrar, mas o presidente Lula está certíssimo quando garante não entregar as terras raras brasileiras aos EUA nem a nenhum outro país. E merece aplauso ao anunciar a criação de um conselho para proteger o minério nacional. É a grande diferença entre a democracia social e o projeto ultraliberal entreguista de Bolsonaro.
ESTADISTA NATO
É o que se pode chamar postura de estadista. Apesar de toda rosnadura de Trump, das agressões ao Brasil, sanções, sobretaxa e demais ameaças, próprias da extrema direita global, que se acha xerife do mundo, Lula o convida para a COP30, a conferência climática mundial, novembro próximo, em Belém (PA), e propõe “conversa civilizada” entre dois chefes de Estado.