COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
VÃO FRACASSAR
Os EUA podem sobretaxar os produtos brasileiros, sancionar autoridades, ameaçar e até mesmo invadir a Venezuela, entre outros crimes, mas não vão conseguir, em nível global conter o avanço do Brics, hoje maior antídoto ao imperialismo, nem no plano nacional impedir a prisão de Bolsonaro e todos que conspiraram contra o Estado democrático de direito. É o triunfo da lei.
DESESPERO IMPERIAL
Diante da insanidade da extrema direita em nível global, do desespero dos EUA e da Europa perante o declínio imperial com a desdolarização acelerada, fica difícil afirmar se é blefe para intimidar ou se o governo Trump vai mesmo invadir a Venezuela. Seria outra estupidez. A ideia de saque à riqueza das nações é marca registrada do imperialismo. Mas, está acabando.
BUSCAM SOBREVIDA
Como sabem que a desdolarização é inexorável e mortal para o imperialismo, os EUA, com apoio da Europa, reativam o plano de invasão da Venezuela para meter mão na maior reserva de petróleo do mundo e também a maior latino-americana de ouro. Buscam uma sobrevida. Porém, apesar da superioridade militar, não parece uma tarefa fácil como imaginam.
RESISTÊNCIA LATINA
Os governos progressistas da América Latina, em especial o Brasil, maior potência econômica do subcontinente, precisam se manifestar firmemente contra possíveis agressões militares dos EUA na Venezuela. O Brics também tem de se posicionar, logo e com vigor. Uma guerra agora na região só iria prejudicar as experiências de democracia social, principalmente a brasileira.
SEMPRE COVARDE
É como dizia antigamente, “está se borrando de medo”. As bravatas e ameaças da época quando era presidente, agora dão lugar à covardia que sempre o caracterizou. Está claro que Bolsonaro prepara o terreno para continuar em prisão domiciliar mesmo após condenado no julgamento da trama golpista. A Papuda lhe tem causado pesadelos terríveis, diariamente.