COLUNA SAQUE
Por Rogaciano Medeiros
PLENA SOBERANIA
O New York Time diz que “o Brasil desafiou Trump e venceu”. O fato pode ser também interpretado por outro viés, tipo, a democracia social do governo Lula quer conviver em paz com todos os países e povos, mas também não abre mão do direito de construir, soberanamente, o próprio caminho, orientado acima de tudo pelos interesses nacionais. Com autodeterminação.
PODE ESPERNEAR
A extrema direita, tanto os bolsonaristas quanto a mídia associada, pode espernear à vontade, mas tão cedo Bolsonaro não volta à prisão domiciliar. E merece, pois insiste em não respeitar a Justiça. Ele dê graças a Deus se permanecer na PF, pois conforme os exames médicos está apto a cumprir pena na Papuda. Moraes já pode dar o caso como transitado em julgado.
DIFERENÇA GRITANTE
Incrível como a vida dá voltas rápidas e surpreendentes. Até pouco tempo Lula estava ilegalmente na prisão e, com coragem, provou inocência, ficou livre e voltou a se eleger presidente do Brasil, derrotando o fascinazismo nas urnas. Já Bolsonaro, que se dizia “imbrochável” e nunca seria preso, chora com medo da cadeia. É a diferença entre o estadista e o déspota covarde.
BLEFE BOLSONARISTA
Só dando risada. O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), que nunca explicou as denúncias das rachadinhas e no mês passado ameaçou pedir a Trump para bombardear o Rio de Janeiro, agora diz que vai resgatar o projeto da anistia para se vingar da prisão do pai. Sem a menor chance. Não porque Motta e Alcolumbre mereçam confiança, mas por ser inconstitucional. O STF veta.
MÍDIA CHORUME
“A imprensa naturaliza o chorume do bolsonarismo e valida artificialmente expoentes para influir na política pelo ódio e pela degradação social. Nem golpe. Nem plano para matar autoridades. Nem traição ao país. Nem tornozeleira eletrônica violada. Nada abala a missão autoconferida pela mídia de propugnar o extremismo como legítimo”. Do jornalista Tiago Barbosa.
